Ministério da Justiça e Cidadania é premiado por três iniciativas inovadoras

O Prêmio de Inovação na Gestão Pública é organizado pela Escola Nacional de Administração Pública em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

593

O Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) recebeu três prêmios no Inovação na Gestão Pública, pelas ações de Classificação Indicativa de jogos eletrônicos, Consumidor.gov e Sinesp Cidadão.

Elas estão entre as 10 melhores iniciativas inovadoras no serviço público premiadas nesta terça-feira (20) pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Classificação Indicativa

Com um sistema global de classificação indicativa para jogos e aplicativos distribuídos digitalmente, chamado International Age Rating Coalition (IARC), a Coordenação de Classificação Indicativa da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania foi a 5° colocada.

Por meio de um formulário online preenchido em poucos minutos e apenas uma única vez, o desenvolvedor de um novo jogo/aplicativo consegue obter a classificação indicativa oficial nos 38 países participantes, simplificando e unificando um processo que antes precisava ser repetido em cada local.

Consumidor.gov

O Consumidor.gov.br foi outra iniciativa do MJC premiada pela Enap. O serviço público para solução de conflitos de consumo, que permite o diálogo direto e efetivo entre consumidores e fornecedores, alcançou a 6ª colocação.

Nessa ferramenta, desenvolvida pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC), a participação das empresas é voluntária e somente permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço.

Para resolver um problema de consumo o usuário precisa se cadastrar e registrar o problema. A empresa reclamada tem até 10 dias para responder. Atualmente, conta com mais de 420 mil reclamações registradas; mais de 350 mil usuários cadastrados e 337 empresas participantes.

Sinesp Cidadão

O aplicativo Sinesp Cidadão, que ajudou a recuperar mais de 300 mil veículos roubados ou furtados em todo o Brasil, foi o décimo colocado no Prêmio Inovação da Gestão Pública.

Aplicativo Sinesp Cidadão para Windows Phone
Aplicativo Sinesp Cidadão para Windows Phone

Entre os resultados da ferramenta, criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJC), estão o cumprimento de mais de 60 mil mandados de prisão de pessoas foragidas.

Com base em registros criminais, o aplicativo permite que a população identifique motos, carros e caminhões que tenham sido alvos de bandidos e avise à polícia imediatamente, sem que a pessoa precise se identificar. Ele permite ainda descobrir se há alguma ordem judicial contra uma pessoa. Basta digitar dados básicos, como nome e números de documentos.

O app é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets ou acessado por computadores. Ele está disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar com acesso à Internet, e também para as plataformas Android, iOS e Windows Phone. Já foram registrados mais de 8 milhões de downloads e 500 milhões de consultas ao aplicativo desde 2013.

Prêmio de Inovação

O Concurso Inovação na Gestão Pública Federal é promovido anualmente, desde 1996, pela Enap. A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas.

Fonte:Portal Brasil, com informações do  MJC

FONTEPortal Brasil
COMPARTILHAR
Stive
Stive é o portal de Segurança e Defesa que está revolucionando a forma como a comunidade Law Enforcement encontra notícias relevantes. Stive é o destino on-line mais abrangente e confiável para as autoridades e instituições policiais em todo Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA