O CNCG – Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – foi aceito como membro observador pela FIEP – Associação das Forças de Segurança de Natureza Militar da Europa e do Mediterrâneo.
A sigla FIEP faz alusão aos países de origem dos quatro primeiros membros, França, Itália, E
spanha e Portugal. Fundada em 1994, a FIEP é uma associação internacional que reúne as polícias estatais dos países da Europa e do Mediterrâneo e seu objetivo é fortalecer as capacidades dos seus membros, por intermédio da troca de experiências e melhores práticas, além de desenvolver seu caráter operacional pela promoção de ações concretas de cooperação e segurança global.
Fiep3D1
Em abril deste ano, o CNCG, havia manifestado interesse na adesão à FIEP, durante a participação em uma reunião realizada na cidade de Vicenza, na Itália. Diante do interesse, a FIEP enviou ao Brasil uma equipe de avaliação, formada por Oficiais da Romênia, Portugal, Itália, França e Jordânia, que visitou as Polícias Militares de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.
Trata-se de um marco importante para as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. A aceitação do País como membro observador da FIEP reafirma o comprometimento das instituições brasileiras com os direitos humanos e com o estado de direito, além de descontruir o  argumento de que o Brasil é o único país a manter polícia de preservação da ordem pública com estética militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.