IACP Logo
Há cerca de dez anos tenho participado quase todos os anos da Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul da IACP –
International Association of Chief of Police, realizada em diversos estados do Brasil, tendo ocorrido a última ano na cidade do Rio de Janeiro – RJ em 2013.

Fundada em 1893 e com sede na cidade de Alexandria, Virgínia, nos Estados Unidos da América, a IACP é integrada por cerca de 15 mil executivos de polícia de diversos países e tem por missão, resumidamente, desenvolver a arte e a ciência dos serviços policiais.  Já no primeiro ano de fundação da IACP foi realizada sua primeira conferência na cidade de Chicago.

Mas foi em 2009, designado pelo Comandante-Geral da PMSC para acompanhar a comitiva do Presidente Chief Michael Carrol, durante conferência realizada na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, que me associei e no ano seguinte passei a frequentar também a conferência nos EUA, naquele ano na cidade de Orlando, Flórida. Depois participei ainda das conferências de Chicago (2011), San Diego (2012), Philadelphia (2013), Orlando (2014) e Chicago (2015).

O primeiro contato com a Conferência nos EUA deixa qualquer policial, muito mais do Brasil, absolutamente perplexo.

Em média participam do evento cerca de 15 mil policiais de 60 países. Na feira que ocorre simultaneamente são centenas de stands sobre os mais diversos temas, destacadamente equipamentos, armamentos e ensino. E acontece paralelamente quase uma centena de palestras sobre os mais diversos temas disponíveis aos participantes.

São tantas as possibilidades de se adquirir algum conhecimento ou estabelecer algum contato, seja comercial, seja de intercâmbio com policiais, que o neófito, que não seja orientado por um policial que já tenha participado, pouco proveito inicialmente tira do evento.

Na Conferência temos a oportunidade de testemunhar o serviço policial trabalhado em seu mais alto grau profissional, testemunhar o respeito que os norte-americanos tem por seus policiais, constatar os laços de irmandade que une os policiais e perceber o quanto nossos serviços se assemelham, independentemente do país de origem, além de trocar experiências e fazer amigos.

Fiz muitos amigos, adquiri muito conhecimento, nesses poucos anos de participação.

Participar de uma conferência mundial da IACP é uma experiência única para um policial, que pretendo repetir enquanto me for permitido.

A próxima Conferência será em San Diego, Califórnia, EUA, no final d mês de outubro.

Para mais informações a respeito da IACP e das conferências acesse a página www.theiacp.org.

COMPARTILHAR
TCel Martinez (SC)
Tenente-Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e graduação em Curso de Formação de Oficiais - Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (1987).É especialista em Direito Penal (2000), Administração de Segurança Pública (2007) e Gestão Estratégica da Segurança Pública (2012). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Preservação da Ordem Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: polícia, policiamento, ciclo completo de polícia, estudo comparado de polícia, sociologia urbana, violência e criminalidade. É membro da Associação Internacional de Chefes de Polícia - IACP. Foi Chefe da Terceira Seção de Estado-Maior da Polícia Militar de Santa Catarina (Planejamento e Operações) e Instrutor e Coordenador de cursos para a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) pelas Polícia Militares. Foi comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, cuja sede é a cidade de Balneário Camboriú, SC, Brasil, nos anos de 2013 e 2014. Atualmente é mestrando do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Foi condecorado com a medalha Brigadeiro Tobias da Polícia Militar do Estado de São Paulo e com a Comenda Grande Oficial Alferes Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal. É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

DEIXE UMA RESPOSTA