No passado os “Guardas Nacionaes” foram responsáveis pela manutenção da unidade nacional, funcionando como guardiões da Constituição, da Liberdade e da Independência do Brasil.

Hoje, irmanados pela tradição e pelo legado dos guardiões, operadores da segurança pública, militares das Forças Armadas e agentes prisionais, que no dia-a-dia somam esforços para minimizar os efeitos nocivos da violência e da criminalidade, bem como atuam na preservação da soberania nacional, muitas vezes com o sacrifício da própria vida, se uniram para compartilhar nas estradas, viagens e passeios o interesse mútuo pela vida em duas rodas, pelo espírito de aventura e pelo desejo de liberdade.

Assim surge o Nacionaes Moto Clube LE, novo no mundo do motociclismo, porém detentor de mais de duzentos anos de tradição e história. Forjados na adversidade, seus integrantes honrarão as cores do NMC com o mesmo respeito e vigor que honram suas instituições.

Sediado no Distrito Federal, o NMC tem a identidade nacional como marca, pois tal qual as “Guardas Nacionaes”, admite o ingresso de membros de todos os estados brasileiros. Porém, temos como regra a necessidade de que um membro efetivo valide a indicação.

891e1621fb298459a7838f1b456b8623

O QUE FOI AS GUARDAS NACIONAES ?

O nome do Moto Clube faz referência às “Guardas Nacionaes” criadas por meio da Lei de 18 de agosto de 1831, durante o Período Regencial de D. Pedro II.

As Guardas Nacionaes (grafia da época) foram criadas no Período Regencial do Império (1831 – 1840) e tinha como finalidade defender a Constituição, a Liberdade, a Independência e a Integridade do Império, mantendo a obediência às leis, conservando a ordem e a tranquilidade pública. Criada por meio da Lei de 18 de agosto de 1831, a Guarda Nacional teve como base legal para sua criação o Art. 145 da Constituição de 1824.

A missão precípua da Guarda Nacional era defender a Constituição, a Liberdade, a Independência e a Integridade da Nação, valores que são compartilhados pelos integrantes do grupo.

EVOLUÇÃO DO BRASÃO

Estudos que foram feitos pelo artista Handoko Subagyo da indonésia para se chegar ao escudo definitivo dos Nacionaes

Descrição do Escudo 

1. As armas representam a força pública e a sua capacidade de prover segurança e defesa, seu posicionamento para os lados indica o permanente estado de alerta e atenção.

2. O crânio possui um triplo significado:

I.Revela a ausência de preconceito de seus integrantes à raça, cor e credo ou qualquer outra forma de discriminação, pois no final somos todos iguais.

II.Indica a vitória sobre a morte, pois mesmo que um de nós tenha partido, nossos pares continuarão aqui honrando nosso nome e nossa história;

III.Por fim, traduz uma das premissas básicas da vida: respeite e será respeitado.

3. O triângulo equilátero voltado para baixo possui diversos significados em diferentes culturas, para nós, simboliza a mulher, nossa razão de existir.

4. O círculo com elos de uma corrente representa a própria vida, pois a cada momento estamos vivendo uma nova história e ingressando em uma nova jornada, compreendemos que quando um ciclo se fecha, outro se abre.

5. A faixa contendo o ano 1831 remete à Lei de criação das "Guardas Nacionaes" (grafia da época).

6. Os raios ao lado do crânio lembram a vitória da luz sobre as trevas, numa alusão de que o bem sempre vence o mal.

7. A cobertura resgata o componente histórico do que era usado pelos antigos "Guardas Nacionaes", cujo brasão segue o mesmo modelo do que era usado à época.

8. O legado daqueles que nos precederam e que muitas vezes precisaram decidir entre a vida e a morte, a liberdade e a prisão e o certo e o justo, numa relação binária e muito particular, está representado na confecção em preto e branco do escudo, que conta ainda com áreas em vermelho em respeito aos que foram feridos ou que tombaram no cumprimento do dever.

 

OUTROS MOTOCLUBES POLICIAIS

Fundado em Brasília  em 2014  o Nacionaes LEMC foi o primeiro motoclube brasileiro adotar a sigla internacional LEMC.  Adotada mundialmente, a sigla LEMC significa: “Law Enforcement Motorcycle Club” e indica que o MC é formado majoritariamente por integrantes das “Forças da Lei”.

A sigla LEMC foi criada para identificar moto clubes formados por “Oficiais de Polícia”, a história surgiu em meados dos anos 90 e tinha como objetivo contrapor os chamados motoclubes 1%er ou “Outlaws” (Foras da Lei). O termo 1%er remonta ao evento Gypsy Tour organizado pela AMA (American Motorcyclist Association) entre os dias 3 e 6 de julho de 1947, em Hollister, na Califórnia. Na ocasião motociclistas vindos de várias partes do país acabaram provocando um grande tumulto na cidade.

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA