Qual o objetivo da Rede INFOSEG?

1171
Qual o objetivo da Rede INFOSEG?
Qual o objetivo da Rede INFOSEG?

Vamos falar mais sobre a Rede Infoseg?

A Rede INFOSEG tem por objetivo a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores, de mandados de prisão, dentre outros entre todas as Unidades da Federação e Órgãos Federais.

A rede nacional integra informações através de uma rede privativa, como também disponibiliza consultas pela internet, utilizando um Índice onde é possível acessar informações básicas de indivíduos. O detalhamento dessas informações é acessado, a partir de uma consulta inicial no índice, diretamente nas bases estaduais de origem, mantendo a autonomia dos estados em relação as suas informações detalhadas.

A REDE INFOSEG é uma estrutura que integra, através da interoperabilidade, as bases de dados espalhadas por todo o Brasil, mantendo a autonomia da gerência dos dados com o órgão detentor da informação, seja ele estadual ou federal.

A Plataforma da rede nacional também permite a integração de qualquer tipo de sistema, como é o caso das informações de veículos, condutores, armas, cadastros de CPF e CNPJ. O acesso a informação é definido de acordo com o perfil de acesso definido pelo órgão do usuário cadastrado

A forma de alimentação dos dados no índice nacional da rede é feita por uma solução de atualização on-line, onde, a medida que a base de dados do estado sofre uma atualização, é gerado um registro atualizado no Índice Nacional da Rede Infoseg em tempo real. Atualmente os 26 estados, o distrito federal e a polícia federal já atualizam dessa forma. Dessa forma, o índice Nacional reflete a realidade das bases estaduais e federais integradas, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública, justiça e fiscalização em todo o país.

A REDE INFOSEG possui hoje quase 100.000 usuários cadastrados, em aproximadamente 300 Órgãos Estaduais e Federais. Ao mesmo tempo o número de consultas à rede tem evoluído consideravelmente nos últimos anos. No ano de 2007, foram realizadas mais de 27 milhões de consultas.

Em 2008, até o mês de maio, já são quase 16 milhões de consultas, com probabilidade de alcançar a quantidade total de 30 milhões. Este número ainda tendo a ser consideravelmente acrescido, ano a ano, em função da integração de novos bancos de dados e das melhorias que ainda estão em fase de implementação na REDE INFOSEG, uma vez que a confiança na estrutura só tem crescido.

Uma estrutura da magnitude e complexidade da REDE INFOEG depende de constante atualização tecnológica e novos investimentos. O Governo Federal, através da SENASP-MJ, tem trabalho com empenho para não só manter a estrutura em perfeito funcionamento, mais também implementar novas ferramentas que permitam o aumento de sua disponibilidade com melhoria do tempo de resposta e qualitativamente nas informações prestadas em consultas, aumentando a eficiência no uso da informação para as atividades de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.