O que é Narcoterrorismo?

793
O que é Narcoterrorismo?
O que é Narcoterrorismo?

Narcoterrorismo é um termo criado pelo ex-presidente do Peru, Fernando Belaúnde Terry, em 1983, ao descrever os ataques de tipo terrorista contra as ações anti-narcóticos da polícia de seu país. Em seu contexto original, narcoterrorismo é entendido como as tentativas dos traficantes de drogas de influenciar as políticas de um governo ou de uma sociedade através da violência e da intimidação, e para dificultar a aplicação das leis anti-drogas pela ameaça sistemática ou uso de tal violência. A violência de Pablo Escobar em suas relações com o governo colombiano é, provavelmente, um dos exemplos mais conhecidos e melhor documentados de narcoterrorismo.

O termo está a ser utilizado cada vez mais para as organizações terroristas que se dedicam a atividade do tráfico de drogas para financiar suas operações e ganho de recrutas e especialização. Tais organizações incluem FARC, ELN, AUC na Colômbia, Sendero Luminoso, no Peru, o Hamas e o Taliban.

COMPARTILHAR
Stive
Stive é o portal de Segurança e Defesa que está revolucionando a forma como a comunidade Law Enforcement encontra notícias relevantes. Stive é o destino on-line mais abrangente e confiável para as autoridades e instituições policiais em todo Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA