O que é Vitimologia?

1088
O que é Vitimologia?
O que é Vitimologia?

Vitimologia é o estudo da vítima em seus diversos planos. Estuda-se a vítima sob um aspecto amplo e integral: psicológico, social, econômico, jurídico.

A professora Lola Anyar de Castro, renomada criminóloga venezuelana, em sua obra Vitimologia – tese de doutorado publicada em 1969, citando Benjamim Mendelsohn, sintetiza o objeto da Vitimologia nos seguintes itens:

  1. Estudo da personalidade da vítima, tanto vítima de delinquente, ou vítima de outros fatores, como conseqüência de suas inclinações subconscientes.
  2. Descobrimento dos elementos psíquicos do “complexo criminógeno” existente na “dupla penal“, que determina a aproximação entre a vítima e o criminoso, quer dizer: “o potencial de receptividade vitimal.
  3. Análise da personalidade das vítimas sem intervenção de um terceiro – estudo que tem mais alcance do que o feito pela Criminologia, pois abrange assuntos tão diferentes como os suicídios e os acidentes de trabalho.
  4. Estudo dos meios de identificação dos indivíduos com tendência a se tornarem vítimas. Seria possível a investigação estatística de tabelas de previsão, como as que foram feitas com os delinquentes pelo casal Glueck, o que permitiria incluir os métodos psicoeducativos necessários para organizar a sua própria defesa.
  5. Importancia busca dos meios de tratamento curativo, a fim de prevenir a recidiva da vítima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.