Como funciona a Academia de Polícia Militar Dom João VI?

1373
Como funciona a Academia de Polícia Militar Dom João VI?
Como funciona a Academia de Polícia Militar Dom João VI?

A Academia de Polícia Militar Dom João VI (ou APM D. João VI, antiga Escola de Formação de Oficiais – EsFO) é um estabelecimento de Ensino Superior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro localizada no bairro Jardim Sulacap, na Zona Oeste da capital fluminense.

Tem como missão “dar cultura jurídica, policial militar e técnico-profissional aos futuros Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro“.

Fundada em 1° de dezembro de 1920 com o nome de Escola Profissional, funcionou por muitos anos no quartel do Regimento Marechal Caetano de Farias, atual sede do Batalhão de Polícia de Choque da PMERJ. Ainda naquele aquartelamento, recebeu, em 1951 o nome de Escola de Formação de Oficiais e em 1956 começa a entregar aos seus alunos o Espadim de Tiradentes, instituído por decreto presidencial.

No início da década de 1960, foi transferida para a Invernada do Campo dos Afonsos, em área pertencente ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças 31 de Voluntários, unidade a que permanece subordinada até 1967, quando consegue sua autonomia administrativa. Nesse período formou além dos oficiais da Polícia Militar, oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

Em 1975, devido à fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, recebe o contingente de alunos-oficiais (cadetes) advindos da Escola de Formação de Oficiais da antiga PMRJ, resultando na maior turma de oficiais que ingressou nas fileiras da corporação, com um total de 175 militares.

Nas décadas de 1970 e 1980 ocorrem as principais ampliações na sua estrutura, com o acréscimo de andar superior (alojamentos), piscina, estande de tiro, ginásio, pista de corrida, campos de futebol e um prédio anexo, utilizado para instalações da área de lazer e biblioteca para os alunos-oficiais.

No ano de 1998, por decreto do governador do estado do Rio, recebe o nome atual, Academia de Polícia Militar Dom João VI, em homenagem ao criador da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1809.

COMPARTILHAR
Stive
Stive é o portal de Segurança e Defesa que está revolucionando a forma como a comunidade Law Enforcement encontra notícias relevantes. Stive é o destino on-line mais abrangente e confiável para as autoridades e instituições policiais em todo Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA