Aprovado na Câmara Federal relatório que regulamenta Guardas Municipais

457
Aprovado na Câmara Federal relatório que regulamenta Guardas Municipais
Aprovado na Câmara Federal relatório que regulamenta Guardas Municipais

Muitos servidores das guardas de diversos municípios brasileiros estiveram na reunião ordinária da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado nesta Quarta(30), aguardando leitura do relatório, que foi  aprovado por unanimidade.

A espera demorou nove anos com mais de dez relatórios rejeitados. Durante a leitura do relatório, o relator ressaltou que o texto foi trabalhado em conjunto com os membros da Comissão de Segurança e com a Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. “O texto avançou e finalmente aprovamos uma regulamentação para este importante segmento social que vai refletir positivamente na segurança pública de nosso país”, disse Francischini.

A lei vai permitir que os guardas municipais exerçam suas atividades em harmonia com as Polícias Militar, Civil e Federal, em trabalho conjunto e integrado, proporcionando maior eficácia na manutenção da ordem pública.

53 Comentários

  1. COISA RIDÍCULA!

    Em uma conjuntura de uma diversidade estúpida de forças policiais… Aí, vem um cretino, sugere a criação de uma guarda municipal, pra ganhar 1/3 de um PM; coloca pra chefiar esses servidores, oficiais da PM (cabide de emprego comissionado); passa o tempo, esses servidores pedem equiparação com a PM; resultado, mais uma polícia para criar animosidade… RIDÍCULO!!!
    Agora, temos PM, CIVIL, PF, POLICIA RODOVIARIA FEDERAL.. GUARDA MUNICIPAL.. RIDICULO!

    SUGIRO QUE SE DÊ PODER DE POLÍCIA PRA TODO SERVIDOR PÚBLICO… AÍ, TODO MUNDO VIRA PULÝÇA NESSA MERDA DE PAÍS RIDÍCULO, GOVERNADO POR OPORTUNISTAS CRETINOS E CAFAJESTES!!! TUDO ISSO PRA RESERVA DE PRIVILÉGIO… E A POPULAÇÃO QUE SE LASQUE!!! LASTIMÁVEL!!!!

    • Besteira, cara…vai dar na mesma…acho que o Porte de Arma deverá ser livre para cidadãos, pelo simples fato de que A POLICIA SO CHEGA DEPOIS…ninguem chama a policia ANTES do fato consumado, portanto os civís devem ter direito a legítima defesa propria e de terceiros.

      • Adalberto, tu és analfabeto? Não, né? Então procure no Google quantas polícias existem nos Estados Unidos antes de escrever sandices por aqui. É tão correto as reinvindicações dos GM´s que o Senado os transformou em Polícia! VTNC!

      • Sou guarda municipal, não sou melhor que ninguém, não quero ter a função da PM, apesar de várias vezes ter que assumir essa possição, pois minha corporação possui 96 guardas e apenas uma viatura, o que nos obriga a ficar horas e horas andando a pé fazendo hondas pela cidade, enquando a PM esta sentada nas viaturas curtindo um ar condicionado, e, quando a população clama pelo 190… não existe viaturas disponíveis, estão sempre em ocorrência. Então, que venha “o poder de polícia” não, mas sim a função da PM. Já o Poder de Polícia, todo funcionário público tem poder de polícia no uso da atribuição. Tenho matérias explicativas a respeito de poder de polícia, se tiverem interessados…

      • VERGONHA. se guarda fosse para ter poder de policia o uniforme e as leis municipais nao seriam diferentes da cont federal art144 parag 8 inciso 8 que diz que guarda municipal foi criada para cuidar de patrimonio publico isto é fique de boa que ter poder de policia faça um concurso pra outra instituiçao e se funcionario pubilco for ter poder de policia imagine o que vai virar este pais…

    • Eu só tenho a que essa foi um das maiores conquista para os Guardas municipais pois agora temos mais uma policia nas ruas para vcs nos dá segurança valeu câmara federal vcs estão de parabéns. E os Guardas também.

    • Eu só tenho a dizer que, essa foi uma das maiores conquista para os Guardas municipais pois agora temos mais uma policia nas ruas para nos dá segurança valeu câmara federal vcs estão de parabéns. E os Guardas também.
      Ainda tem um besta, que comentou que essa aporvaçao foi uma merda vai te catar otário!

    • Caro colega, a sua indignação procede, porém, apesar de termos uma diversidade de forças policiais, as mesmas não conseguem desenvolver um trabalho que seja produtivo a nossa sociedade. Explico-lhe porque: Moro em um Estado pequeno, sergipe, sou guarda municipal da capital, Aracaju, a tres anos e cidadão a mais de trinta, o suficiente para perceber que o estado não conseguirá sozinho desenvolver politicas de segurança que atendam as demandas de todo o interior do Estado. Não sei se acontece o mesmo no seu Estado, mais acredito sinceramente que sim. A segurança publica precisa ser municipalizada, para que a responsabilidade seja inteligentemente distribuida. O Estado, sozinho, não consegue fazer essa distribuição, mesmo realizando concurso publico, porque não consegue fiscalizar todos os municipios. Se a responsabilidade passar a ser tambem dos prefeitos, acho que só temos a ganhar. MUITO OBRIGADO pelo seu comentário, pois vc me deu a oportunidade de dizer o que eu penso. Que todas as guardas desprezem a vaidade e cuidem bem do povo de Deus. Atenciosamente, Marcos Santos da Silva( guarda municipal de aracaju- sergipe )

      • Caro colega Adalberto, a sua indignação procede, porém, apesar de termos uma diversidade de forças policiais, as mesmas não conseguem desenvolver um trabalho que seja produtivo a nossa sociedade. Explico-lhe porque: Moro em um Estado pequeno, sergipe, sou guarda municipal da capital, Aracaju, a tres anos e cidadão a mais de trinta, o suficiente para perceber que o estado não conseguirá sozinho desenvolver politicas de segurança que atendam as demandas de todo o interior do Estado. Não sei se acontece o mesmo no seu Estado, mais acredito sinceramente que sim. A segurança publica precisa ser municipalizada, para que a responsabilidade seja inteligentemente distribuida. O Estado, sozinho, não consegue fazer essa distribuição, mesmo realizando concurso publico, porque não consegue fiscalizar todos os municipios. Se a responsabilidade passar a ser tambem dos prefeitos, acho que só temos a ganhar. MUITO OBRIGADO pelo seu comentário, pois vc me deu a oportunidade de dizer o que eu penso. Que todas as guardas desprezem a vaidade e cuidem bem do povo de Deus. Atenciosamente, Marcos Santos da Silva( guarda municipal de aracaju- sergipe )

        Reply ↓

    • vc nao sabe de porra nenhuma, quanto tem uma vitima precisando de policia, e a policia chega, mais nao da conta, é chamada mais policia, ou seja seu mane, quanto mais policia melhor, seu mané.

    • Fique sabendo que essa é uma conquista para todos os brasileiros…sou Guarda Municipal e vc deveria conhecer serviço de um guarda municipal antes de falar esse monte de besteira…

  2. Muito bom… tudo o que venha somar para nossa segurança……….. cansei de solicitar a pm… por perturbaçao de sossego e nunca apareceu nimguem.,.. que a gcm seja diferente,,,

    • Aqui na minha cidade tem tanto Pm como Guardas, já acioneu ambas o tempo de resposta foi excelente da Guarda…Parabéns pela conquista.

  3. Triste, o poder público estadual e federal estão provando não dar conta do recado, pois nessa os governadores ficam felizes pois será algo a menos para se preocuparem,ou seja o real comprometimento com a segurança de sua população, é mais fácil passar a bola.

  4. pois isso é otimo a guarda municipal foi a primeira policia do brasil fundada na época da regencia. E foi extinta durante a ditadura militar de 1964 por isso categoria vem lutando para ter um poder de policia que lhes foi tirado pelos militares . justiça seja feita.

  5. Achei muito bom assim vamos dividir as criticas, as porradas, as prisões e tudo aquilo que eu passei na PMESP. Vamos ver os GCM presos tambem.

    • Comentário mesquinho, hein, Alvaro!!! GCM é usado na cidade de São Paulo, portanto ja vi que você é da PMESP.Meu pai já me alertou sobre tipinhos como Você….Aliás: ele era da FPESP (Força Pública do Estado de São Paulo).Eu sou GCM.Eu jamais tive problema de relacionamento com PM’s, só com os folgados.Mas tudo bem.Se você quer bancar o “corno estadual”, o problema é somente seu 🙂

  6. Essa regulamentação aprovada pela câmera federal com certeza surtirá efeito, somará esforços no que tange a segurança nacional. Porém, a integridade fí-
    sica dos guardas municipais, na sua volta para casa após o serviço, ficará com-
    prometida. Sugiro uma solução: aprovem também o PORTE DE ARMA.

  7. AEEEEEEEEEEEE ISSO É PARA VOCÊS CALAREM A BOCA QUANDO DIZEM QUE A GCM É UMA INSTITUIÇÃO QUE NÃO DEU CERTO,ISSO É A PROVA DE QUE VCS ESTÃO FALIDOS E SÃO OMISSOS A DECÁDAS, ALÉM DO ABISURDO DE SEREM MILITARES EM MEU PAÍS DEMOCRATICO,ISSO É O COMEÇO DO SEU FIM, CLARO QUE NÃO A POLÍCIA ESTADUAL MAS A EXTINÇÃO DO REGIME DITATORIAL,DESMILITARIZAÇÃO JÁÁÁÁÁÁ!!!!!!!!

  8. Os países do 1º mundo investem em polícia municipal, uma vez que o crime tem origem no município. O “estado” não consegue, nem nunca conseguirá, ter o controle da criminalidade. O tráfico existe porque só existem fronteiras nas margens, não no núcleo do país. Se todos os municipios tivessem suas próprias polícias, existiriam, consequentemente, mais obstáculos a serem vencidos pelos criminosos…
    Só enxerga dessa forma quem entende de segurança pública e/ou a exerce em seu dia-a-dia.

  9. Sou Guarda Municipal essa Lei veio tarde pois as guardas já fazem esse papel de Policia Municipal hoje em dia muitos municípios depende das guardas não porque os policiais não trabalha é por falta de efetivo na mina cidade somos 7 vezes maior que o efetivo da Policia Militar então se os munícipes precisar quem ele vai chamar a Pm que chega aprazado ou a Guarda que tem Viatura naquele local a disposição, vc que é critico a essa Lei pensa nisso um guada pode salvar vc ou um da sua família.

  10. Bom Dia, sou gcm , em meu municipio contamos com um efetivo PM com 300 integrantes. divide isso em 4 plantoes, adm, estafetas e por aí vai, o que sobra….? uns 50 talvez… bom, na gcm aqui temos um efetivo de 950 integrantes… com 75 vtr’s 4 rodas, 30 motos, 3 barcos, 3 jet’skis, acho que é um bom apoio a segurança… nao estou aqui brigando e discutindo com PM, pra mim é tudo igual, ta na rua, ta de viatura, combatendo o crime… inumeras vezes apoiei guaniçoes da PM com minha equipe, e o policia que é operacional, nao faz distinção de cor de farda, e numeros no holerith quando esta numa brevidade.. desejo a todos um bom serviço, e eh isso aí! TKS QRV

  11. Até que enfim foi tomada uma atitude com relação a regulamentação das Guardas Municipais em nosso país, a hora de mudar já passou, mas antes tarde do que nunca, o trabalho das Guardas vem sendo conduzido em sua grande maioria de forma muito séria, só falta agora uma regulamentação no que diz respeito a sua formação, espero que isso aconteça logo, o povo brasileiro merece uma melhor segurança pública, e está claro que o Estado já não consegue mais sozinho, somar forças é preciso , todos juntos contra a criminalidade.

  12. Parabéns aos que se envolveram nessa questão, as Guardas Municipais são polícias de fato e agora de direito. Não adianta chiliques por partes de alguns, tem bandido pra todo mundo.

  13. teve um ridiculo q falou logo no começo que a guarda qué se equipara com maik em suas atribuições e salario ai vai a minha resposta seu; jegue desde quando alguém quer regredir pois a policia é instituição falida pois o futuro da segurança pulblica é a policia municipal sobre as atribuições esta votação já falou tudo se existisse tal duvida nesse semi analfabeto eu acho q foi tirada agora falar que os gcms que mesmo salario de um pm é de dar risada pois só se fosse para passar fome ve quanto ganha um gcm de guarulhos e sabera que no inicial ganhara o que equivale a um sargento fiz o concurso da policia militar e passei tomaria passe em novembro só q tive a sorte maior de entrar em guarulhos tiro livre com poucas extras 4.000 reais livre e começei a pouco tempo temos ainda o plano de carreira

  14. Poie eh sr ricardo, essa menoria que nos critica não percebem o real valor de nosso trabalho, pois somos nós que estamos de frente a todo momento, pois em boa parte das cidades a quantidade de gms por plantão quase que dobra o numero de pms.
    Infelizente por enquanto nossa corporação ainda não tem o plano de carreira, mas estamos na luta para que seja aprovada o quanto antes. Mas o senhor foi bem feliz ao equiparar questões salariais. Basta os governantes olhar com mais carinho os profissionais da segurança pública, seja os militares federais ou forças auxiliares como pms e bombeiros. Porque não basta apenas pagar bem, disso não precisa nem ser discutido, como alguns que estão totalmente por fora, mas também nas melhorias em condiçoes de trabalho. abraço a todos.

  15. Só uma correção, a GCM de guarulhos é um exemplo a ser seguido por outras guardas municipais, pois nós aki na região dos lagos no interior do Rio, ganhamos salario base, sendo o minimo do piso nacional, oq nos salva miseravelmente são as gratificaçoes incluindo horas extras por causa da escala reduzida… e somando isso não chegamos a metade, mas como foi dito antes por mim, estamos na Fé que isso mude com a aprovação do plano de carreira uq possivelmente entrará em vigor no ano seguinte, se Deus quiser…

  16. o poder de policia para as guardas e uma prova de que estamos evoluindo pois os paises dezenvolvidos ja usam esse tipo de policia ha muinto tempo.quem nao comcorda com essa aprovaçao e por ser inginorante
    .

    • Bom dia !!

      Gostaria de saber qual a lei que regula GM,como policia porque já dei uma olhadinha aqui e não encontrei nada que venha regulamentar,pelo menos aqui no municipio onde eu moro procurei na refeitura e não tem ,escutei que todo cidadão tem poder quando for necessário isso já sabia ,mas quero ver nal lei porque existe muitos oportunistas que se valem da farda da GM ,PARA ABUSAR dos cidadãos que pagam o salário deles.

  17. Parabéns !! Nosso caminho é virar policia municipal, o planeta terra esta em evolução. E isso constitiu em relatos de que a GUARDA MUNICIPAL é uma instituição que vem crescendo cada vez mais, em quanto nosso colegas mikes nao gostam de trabalhar, nos Guardas fazemos o serviço bem feito, e com fibra de herois sempre cumprindo as missões emanentes, mesmo com as críticas da população nos honramos nosso azul marinho, e a luta nao pára por aqui. Tem bandido pra todo mundo! Os vagabundo que se cuidem pois os golf mikes estão em pronto emprego sempre, servi e proteger nossa populçao que muito das vezes usam da ingratidão com nos (GMs) Enfim, estaremos sempre em QAP total. TKS Câmara federal!!!

  18. Parabéns a todos os Guardas que acreditaram no ideal de um dia, termos uma guarda que possa de fato, proteger o cidadão e a sociedade acreditar em nós, bravos guerreiros muitas lutas ainda temos que ganhar mais somos guerreiros prontos para a batalha nós da GM-RIO e as outras guardas do Brasil.

  19. Na real!Quem tem medo do avanço das Guardas municipais, só pode ser bandido ou pessoas que não proucuram se informar direito sobre o assunto(PM), pós acha que vai ter prejuizo no QSJ. Só recomendo a todas as GCM’s que não aceitem militares no comando da Guarda,”cada um no seu lugar”. há tem mais, a população não quer saber se quem vai socorrelá na hora do perigo (,PF,PRF,PC,PM,GM,VIGIA DE RUA,POWERRANGE,HOMEM DE FERRO E VINGADORES)Claro que com o devido treinamento e respeito as leis.

  20. parabens, a todos o politicos que aprovaram essa lei, agora sim as guardas do brasil vao ser respeitadas, sou um cidadao, que tem orgulho de ter uma guarda no meu municio, parabens a todos. DEUS SEJA LOUVADO, AMEM.

  21. ESSA LEI JÁ ESTÁ VALENDO DE PORTE DE ARMAS?

    SOU GM AQUI NA BAHIA NA CIDADE DE EUNAPOLIS.POREM AQUI A CRIMINALIDADE É ALTA E ESTAMOS SEMPRE SENDO AMEAÇADOS.MAIS ATÉ HJ O PREFEITO NAO FEZ NADA PARA NOS ARMAR.QUAL É A SOLUÇA?

  22. Caro adalberto, coisa ridicula é saber que vossa senhoria não procura conhecimento, então deixo aqui a vossa senhoria informada que voce em caso de flagrante tambem PODE dar a voz de prisão , e isto que eu saiba, é sim poder de policia, voce sabia? ISTO SIM É RIDICULO (NÃO TER CONECIMENTO). E mais ainda, informo a vossa senhoria que os policiais civis, militares, rodoviários , guardas civis municipais, agentes de seguranças em geral tem OBRIGAÇÃO de dar a voz de prisão. PARA O SEU CONHECIMENTO ISTO SE ENCONTRA NA CONSTITUIÇÃO QUE FOI ELABORADA EM 05/10/1988. OK RECOMENDO A VOSSA SENHORIA UMA COISINHA, ANTES DE ESCREVER ALGUMA BESTEIRA SE INFORME PRIMEIRO OK.

DEIXE UMA RESPOSTA